Você sabe a diferença entre cloro, hipoclorito de sódio e água sanitária?

Você provavelmente não sabe a diferença entre cloro, hipoclorito de sódio e água sanitária. Quase ninguém que não é químico ou trabalha com algo relacionado sabe. Mas há diferenças significativas entre os três produtos. E nós explicamos aqui quais são, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor):

>>> O cloro é uma substância química encontrada em temperatura ambiente em estado gasoso e, em seu estado puro, não está disponível para compra no comércio. Como reage com rapidez com muitos elementos e compostos químicos, ele é encontrado na natureza apenas formando parte de cloretos e cloratos, sobretudo na forma de cloreto de sódio nas minas de sal gema e dissolvido na água do mar. É a partir dele que é feito o hipoclorito de sódio, o ‘cloro’ de piscina e a água sanitária.

>>> O hipoclorito de sódio é um produto obtido da reação do cloro com uma solução diluída de soda cáustica, aquosa e alcalina, que contém entre 10% a 13% de cloro ativo. No comércio, ele é encontrado tradicionalmente em bombonas de 20 a 50 litros. O produto, que só pode ser usado se for dissolvido em água, serve para desinfectar águas destinadas ao consumo humano, piscinas e em processos de limpezas domésticas e hospitalares. É usado, ainda, como matéria-prima para fabricação de águas sanitárias.

>>> Obtida a partir da diluição do hipoclorito de sódio em água, a água sanitária destina-se à limpeza, branqueamento e desinfecção em geral. O produto é conhecido popularmente como água de lavadeira e cloro líquido. Ela também é eficiente na desinfecção como hipoclorito de sódio, sendo menos perigosa e mais adequada ao uso diário.

O médico toxicologista Flavio Zambrone, consultor da Abiclor, alerta que não se deve reutilizar a embalagem de outros produtos de limpeza para armazenar hipoclorito de sódio e água sanitária. Ele explica que há o risco de o produto reagir com resíduos da substância que estava na embalagem, gerando um processo químico que pode resultar até em explosões. Além disso, o frasco onde o produto estiver armazenado deve ser devidamente identificado, para evitar acidentes.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *