Você conhece os sintomas da dengue?

Com a chegada do calor e da temporada de chuva, aumentam os casos de doenças causada pelo Aedes aegypit, o transmissor da dengue, chikungunya e zika. E este ano temos ainda o agravante da covid-19, que também apresenta sintomas como febre, dor de cabeça e dor no corpo, a exemplo do que ocorre com a dengue.

Por isso é importante conhecer bem os sintomas das doenças causadas pelo Aedes e redobrar os cuidados preventivos para evitar criadouros do mosquito. É importante ressaltar sintomas respiratórios como tosse, falta de ar, dor no peito e escarro não são típicos de dengue, mas do coronavírus.

No caso da dengue, os sintomas típicos são febre intensa, dor de cabeça, dores fortes nos olhos, na musculatura e nas juntas, podendo surgir erupções na pele. As formas mais graves da doença são as formas hemorrágicas que acometem pele, tecidos subcutâneos e trato intestinal (vômitos, dor abdominal intensa) podendo levar ao choque e causar morte.

Após a picada de um mosquito infectado, a doença aparece entre 3 a 15 dias, sendo em média de 5 a 6 dias. Existem pessoas que não apresentam sintomas, tendo portanto, a forma assintomática de dengue.

Apenas o acompanhamento médico pode avaliar se o doente vai desenvolver formas graves da doença. Por isso é importante buscar atendimento médico assim que a pessoa apresentar um dos sintomas relatadas acima, mesmo sendo leves. Além disso, é importante que os casos suspeitos e/ou confirmados de dengue sejam notificados às autoridades sanitárias municipais para adotar medidas de controle da doença.

Compartilhar: