Você conhece o Aedes aegypti?

O Aedes aegypti vive dentro de casa, voa baixinho – não costuma passar de  1m de distância do solo – tem listras brancas e pretas gostar de picar suas vítimas nas primeiras horas da manhã. Ele consegue se locomover através de elevadores e escada, por isso, se você morar em prédio ou casa de dois andares, cuidado: ele pode chegar até você!

O Aedes, transmissor da dengue, chinkungunya e zika vírus,  gosta de clima quente. É durante o verão que ele se reproduz em maior quantidade. A reprodução pode acontecer em água parada, limpa ou suja. É aí que a fêmea coloca os ovos, que se espalham pelos possíveis criadouros. Por isso, é importante ficar de olho se existe algum lugar com água parada dentro de casa.

Para evitar a criação de focos do mosquito, despeje uma solução de água sanitária na proporção de uma colher das de sopa por litro de água em ralos de banheiros, cozinhas e pias. Já nos vasos sanitários, é preciso adicionar duas colheres das de sopa de água sanitária para cada litro de água. Lembre-se também de sempre deixar a tampa abaixada, isso também ajuda a afastar o mosquito. Cloro nele!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *