Você conhece a doença canina transmitida pelo Aedes aegypti?

em

A dirofilariose ou ‘verme do coração’, como é conhecida, é uma enfermidade que atinge cães e pode ser perigosa, pois no início o animal não apresenta sintomas. Apenas no estado mais crítico surgem sinais como dificuldade para respirar, cansaço e o ritmo de pulsação cardíaca fica mais acelerado, podendo levar à morte.

A doença é transmitida pela picada de mosquitos como Aedes aegypti. O verme parasita chamado Dirofilaria immitis penetra na pele e corrente sanguínea do pet por meio da picada do mosquito contaminado e se instala no coração ou nas artérias pulmonares. Ao atingir a idade adulta, o verme se reproduzir e lança ‘filhotes’ na corrente sanguínea, podendo causar insuficiência cardíaca. Ao picar um cão infectado, o mosquito pode transmitir o verme para outro animal saudável.

Para evitar a doença, mantenha uma rotina de cuidados,combatendo focos do Aedes. Verifique com frequência se há pontos de água parada na casa e no quintal e leve sempre o  cão ao veterinário.

A dirofilariose também pode acometer humanos, mas de maneira diferente, com a formação de nódulos pulmonares que são confundidos com câncer.

Compartilhar: