Um em cada quatro municípios brasileiros pode ter surto de dengue

Quase mil municípios brasileiros podem enfrentar surtos de dengue ainda neste ano, informa o Ministério da Saúde. A projeção deve-se ao alto índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com o órgão, 20% dos 5.214 municípios, ou seja, 994 localidades, foram identificados como locais com grande risco de casos de doenças como dengue, zika e chikungunya. Além da possibilidade de surto, 2.160 municípios estão em situação de alerta e os outros 1.804 apresentam índices considerados razoáveis.

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) feito no primeiro trimestre do ano mostra que a incidência de casos de dengue cresceu 339,9%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os estados com maior número de registros da doença são Tocantins, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Acre. O primeiro deles registrou 12.430 casos prováveis da doença: 799 casos identificados para cada 100 mil habitantes.

Mas como podemos nos prevenir do mosquito?

Um estudo realizado pelo Laboratório de Radiobiologia e Ambiente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA -, da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que o hipoclorito de sódio é 100% eficaz no combate à larva do Aedes e pode ser utilizado para esterilizar os focos de reprodução do mosquito.

Veja alguns cuidados básicos podem ajudar na prevenção de doenças:

Ralos: despeje solução de água sanitária na proporção de uma colher de sopa por litro de água em ralos de pias, banheiros e cozinha. Atenção: faça a limpeza das pias e dos ralos à noite, antes de dormir, para que a água sanitária possa agir por mais tempo.

Plantas: essa mesma solução (água sanitária na proporção de uma colher de sopa por litro de água) também pode ser usada para a rega de plantas, particularmente as que acumulam água entre as folhas, como as bromélias. Essa solução não faz mal às plantas e evitará o desenvolvimento da larva do mosquito.

Vaso sanitário: coloque o equivalente a duas colheres de sopa de hipoclorito de sódio no vaso sanitário. Esse é um cuidado que se deve ter especialmente antes de viagens, quando a casa fica fechada por algum tempo.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *