Semana de combate ao Aedes mobiliza a população em SP

Entre os dias 2 e 7 de dezembro, acontece a Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti, responsável por engajar a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas para uma mobilização em SP, focada em controlar a proliferação do mosquito.

Nesse período, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo pede a colaboração de toda a população e elenca as principais dicas de prevenção: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em sacos fechados e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura.

A dengue é uma doença sazonal, com oscilação de casos e aumento a cada três/quatro anos, em média. Em 2015, por exemplo, SP registrou recorde de infecções, com 709.445 casos e 513 óbitos. Devido a circulação do sorotipo 2 de dengue, neste ano, mesmo os pacientes que já tiveram dengue tipo 1, por exemplo, estão suscetíveis a infecções, o que contribui para o aumento de casos e até mesmo para a ocorrência de quadros clínicos mais graves.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo

 

 

Compartilhar: