Primavera sem Aedes: cuide dos vasos de plantas

Com a primavera, quem gosta de flores e plantas aproveita a estação para enfeitar a casa ou o quintal.  Para desfrutar o que a estação mais florida do ano tem de melhor, é preciso tomar alguns cuidados e intensificar as ações para combater a proliferação de focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.  Essa estação do ano se caracteriza pela chegada das chuvas,  o que favorece o desenvolvimento das larvas do mosquito, que adora temperaturas mais elevadas e umidade.

Como a prevenção é a melhor forma de evitar o mosquito da dengue, é importante redobrar os cuidados com os pratinhos e vasos de plantas. Pelo menos uma ou duas vezes por semana, faça uma limpeza nos pratinhos, jogando fora a água acumulada e lavando bem os recipientes com água e sabão. Essa limpeza é importante porque os ovos do mosquito são muito resistentes. Eles podem sobreviver até 450 dias, mesmo que o local onde foram depositados esteja seco, e basta uma aguinha para eclodirem.

Para manter a casa florida sem ter de se preocupar com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegytpi,  encha os pratinhos de areia até a borda. Outra dica é furar o vaso de planta para evitar o acúmulo de água de chuva.

Compartilhar: