Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti

O Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, celebrado nesta quinta-feira, 19 de novembro, é uma forma de lembrar a população sobre a importância da eliminação de criadouros, especialmente nessa época que antecede a chegada do verão, favorecendo o surgimento do mosquito. No verão, com as chuvas, aumenta a proliferação de Aedes, que se reproduz em água limpa e parada.

Por isso, é sempre importante dar uma geral na casa, para verificar locais que podem acumular água. Entre os cuidados que devem adotados estão esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratinhos de vasos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, em lugares secos, protegidos da chuva.

As doenças causadas pelo Aedes continuam crescendo no País. O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, de janeiro até setembro, registrou 928.282 casos prováveis (taxa de incidência de 441,7 casos por 100 mil habitantes) de dengue no Brasil. Foram registrados 69.702 casos prováveis de chikungunya (taxa de incidência de 33,2 casos por 100 mil habitantes) e, em relação aos dados de zika, foram notificados 6.220 casos prováveis ( incidência 3,0 casos por 100 mil habitantes).

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar: