Higienização de verduras com cloro evita salmonella

 

Pesquisa da nutricionista Dra. Daniele Maffei, do Centro de Pesquisa de Alimentos (Food Research Center – FoRC), da Universidade de São Paulo, comprova que a higienização de verduras com sanitizante à base de cloro evita a contaminação pela Salmonella typhimurium,  bactéria causadora de uma doença de origem alimentar muito comum. Conforme simulações feitas pela pesquisadora com amostras de alface contaminadas com Salmonella typhimurium, na lavagem em água clorada, com concentrações acima de 10 ppm,  não ocorreu contaminação cruzada, ou seja, a presença do sanitizante evitou a transferência da bactéria para a água de lavagem e, consequentemente, para amostras não-contaminadas lavadas na mesma água. Já na lavagem feita em água não clorada,ocorreu contaminação cruzada e a bactéria foi transferida para as dez porções inicialmente não contaminadas que foram lavadas na mesma água.

_DSF0017

http://www.labnetwork.com.br/noticias/instrumentacao-analitica/forc-avalia-a-qualidade-microbiologica-de-vegetais-prontos-para-o-consumo/

Por isso, é importante lavar bem verduras, frutas e legumes com cloro, componente básico da água sanitária. Numa bacia plástica coloque 1 colher das de sopa (15 ml) de água sanitária para cada litro da água. Lave-os na água corrente e depois mergulhe por 30 minutos na bacia, agitando-os. Lave-os mais uma vez em água corrente para retirar a água sanitária.

Atenção: A mistura de água com água sanitária utilizada na desinfecção dos alimentos não deve ser ingerida.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *