Fique atento aos sintomas da dengue

em

Diante da epidemia de dengue que atinge vários estados do País neste inverno – o número de casos cresceu 600% desde o início do ano – é bom saber como a doença se manifesta.

 

A dengue é uma doença febril causada por um vírus transmitido por picadas de insetos, sendo o seu principal transmissor o mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são febre alta, dores musculares intensas, dor nos olhos, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.  A forma mais grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes, que precisa de água parada, suja ou limpa,  para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, em geral de outubro  a março,  mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias do ano, inclusive no inverno. Isto porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver, bastando para isso pouca quantidade de água como uma pequena poça para a eclosão das larvas.

 

Para evitar a dengue, o melhor remédio ainda é a prevenção. Por isso, é importante eliminar os criadouros de mosquitos nas casas e quintais.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *