Exposição de fotos mostra crianças afetadas pelo vírus zika

Uma exposição de fotografias com registro de crianças afetadas pelo vírus zika está em cartaz em São Paulo. Depois de passar por Pernambuco, estado onde foi diagnosticado o maior número de casos de zika no País, a mostra, denominada Toda Criança é Especial, chegou esta semana à  Galeria Studio Trend, no Alto de Pinheiros, e é promovida pelo Instituto Luz Natural, entidade sem fins lucrativos. A entrada é franca e a exposição pode ser vista até 20 de dezembro.

Quando o surto aconteceu em 2015 e falou-se em possibilidades de epidemia, o mundo voltou os olhares para essas crianças. Contudo, a questão ficou um pouco esquecida ao longo do tempo, mas as consequências para as crianças portadoras de microcefalia, doença causada pela síndrome congênita do vírus da zika, são permanentes.

As crianças foram retratadas por duas especialistas em fotografia infantil: a fotógrafa pernambucana Andréa Leal, que é a criadora do Instituto Luz Natal, e a fotógrafa paulista Simone Silvério.

As imagens das crianças começaram a ser captadas em 2018 por Simone Silvério Leal e, em 2019, um ano e meio depois da primeira sessão, as crianças foram novamente clicadas junto com suas famílias, sob o olhar de Andréa Leal. O resultado, além do viés artístico, visa dar visibilidade a essas crianças e mostrar que suas necessidades de inclusão, reabilitação e cidadania precisam ser atendidas.

Serviço:

Exposição Toda Criança é Especial –  retrata crianças afetadas pelo vírus da Zika

Fotógrafas: Simone Silvério e Andréa Leal

Data: 27 de novembro a 20 de dezembro

Horário: das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira

Endereço:  Galeria Studio Trend – Rua Costa Carvalho, 213 – Alto de Pinheiros – SP

Entrada franca

Compartilhar: