Combate ao Aedes no carnaval: cuide de garrafas e latinhas

O carnaval está chegando e é época de festa e diversão. Nesse verão, nada melhor do que curtir os bloquinhos com o corpo hidratado, não é mesmo? Mas é aí que mora o perigo: garrafas plásticas e de vidro, latinhas e copos podem se tornar o criadouro perfeito para o Aedes aegypti, especialmente com as chuvas de verão. Por isso, nesse carnaval não deixe  recipientes  de bebida dando sopa para o mosquito.

Mantenha todos eles virados para baixo para não acumular água.

Outra dica: tem quintal e vai fazer um churrasco em casa? No fim da festa, não se esqueça de manter garrafas, latinhas e outros recipientes virados para baixo, para que não  tornem criadouros  para o mosquito.

Segundo o Ministério da Saúde, bastam poucos milímetros de água para os ovos do mosquito se transformem em larvas microscópicas.  Sabia que uma tampinha de garrafa de refrigerante com um pouquinho de água já é um potencial foco de dengue? Se encontrar larvas nesses objetos, jogue-as na terra ou no chão seco – por serem aquáticas, elas morrem em pouco tempo.

Os especialistas alertam que o feriadão de carnaval oferece um risco adicional para a transmissão da dengue, chikcungunya  e zika . Como as pessoas estão mais descontraídas e relaxadas, tendem a reduzir os  controles e  cuidados preventivos, aumentando as chances de proliferação do Aedes.

Fonte: Fiocruz.

Compartilhar: