Brasil está entre os 10 países mais afetados pela dengue

A epidemia de dengue que atinge a América Latina e o Caribe, após dois anos de baixa incidência, levou a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a fazer um alerta sobre o quadro na região, com o objetivo de conscientizar a sociedade dos 10 países mais afetados pela dengue. São eles: Belize, Brasil, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai e Venezuela.

De acordo com a última atualização epidemiológica da OPAS, durante os primeiros sete meses de 2019, mais de 2 milhões de pessoas contraíram a doença causa pelo mosquito Aedes aegypti, sendo que desse total, 723 pessoas morreram. O número de casos ultrapassa a quantidade registrada em 2017 e 2018.  Segundo a OPAS entre os fatores que podem ter aumentado a complexidade da situação estão o clima, a gestão ambiental e a capacidade de adaptação do mosquito.

Atualmente, o vírus com maior circulação é o tipo 2, um dos mais graves, e uma característica importante dele é que a atual epidemia parece afetar principalmente menores de 15 anos. Na Guatemala, elas representam 52% do total de casos grave de dengue, enquanto em Honduras, constituem 66% das mortes confirmadas.

A OPAS alerta para a necessidade de todos trabalharem juntos para eliminar os criadouros de mosquitos, particularmente os que estão dentro e ao redor de cada casa, evitando a reprodução do Aedes.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *