Atletas de Hong Kong são proibidos de sair da Vila Olímpica

Isso tudo por causa da ameaça do vírus da zika e também devido à violência no Rio de Janeiro. Para Vivien Lau Chiang-chu, membro da delegação de Hong Kong desde 1992, “os Jogos do Rio serão uma experiência totalmente diferente pelas razões erradas”. Vivien disse ter lido relatórios negativos sobre saúde e segurança, mas também sobre questões sociais. “Parece que as condições são mesmo caóticas”, disse ao portal G1.
Um documento detalhando os números da zika no Brasil, formas de transmissão e medidas preventivas foi distribuído aos atletas. Nele, é recomendado evitar relações sexuais durante a viagem. Para garantir que o vírus não seja importado, o Departamento de Saúde recomenda de 2 a 6 meses de abstinência sexual ou o uso de preservativo. O período é maior para aqueles que tiverem diagnóstico positivo ou apresentarem sintomas de zika.

Hong Kong não teve nenhum caso de zika registrado até agora, mas 114 pessoas foram infectadas pela dengue no último ano.

Uma das medidas para evitar o mosquito é dormir sempre de mosquiteiro.  A delegação apresentou na última quarta-feira  (6) dois modelos de mosquiteiros que fazem parte do kit para os Jogos Olímpicos. “Eu prefiro não correr nenhum risco, porque você não pode controlar quem o mosquito vai picar, então vou usar o mosquiteiro. Eu já tinha comprado um antes e estava pensando em levar”, afirmou Sze Hang-Yu, atleta da natação, ao G1.

Além de uniformes cobrindo braços e pernas, os atletas hongkongueses também levam na bagagem um repelente elétrico e outro para aplicação na pele. Todos receberam uma lista de vacinas recomendadas antes do embarque, entre elas febre amarela e Hepatite A.

Já a reclusão veio devido às notícias de atletas sendo assaltados na cidade sede dos Jogos, algo que é impensável para os padrões locais. Com 7,2 milhões de habitantes, Hong Kong é uma das cidades mais seguras do mundo. Pela primeira vez em uma Olimpíada, atletas do território não estarão autorizados a deixar a Vila Olímpica. Qualquer saída ficará sujeita a aprovação especial.

É, parece que será, de fato, uma Olimpíada diferenciada… E você? Está se protegendo da zika? Fique de olho nas dicas e não deixe o mosquito te pegar.

 

 

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *