Água sanitária é eficaz também contra escorpiões

O calor favorece o aparecimento de escorpiões, animais de hábitos noturnos que tendem a se esconder em locais escuros e úmidos, como em pilhas de entulhos e folhas secas em quintais, lixo doméstico e redes de água e esgoto. Eles também gostam de se esconder dentro de armários, embaixo de colchões e em todo o tipo de fresta, tornando-se um perigo para o ser humano.

Para evitar o aparecimento desse animal peçonhento, cuja picada pode ser fatal, além de manter os ambientes limpos,  especialistas recomendam o uso de água sanitária em ralos de pias, tanques e banheiros. Esse é um cuidado simples que pode prevenir não apenas acidentes com o aracnídeo, mas também ajuda a combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.  Coloque uma vez por semana uma colher (sopa) de água sanitária nos ralos externos, que captam água de chuva e de limpeza, e nos ralos internos, como o da pia da cozinha, tanque e banheiro etc.  Para que a água sanitária possa agir por mais tempo, adicione a água sanitária à noite.

É importante também utilizar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas, para evitar a entrada de escorpiões em casas e apartamentos. Os cuidados incluem ainda afastar camas e berços das paredes e vistoriar roupas e calçados antes de usá-los. Não esqueça de limpar periodicamente jardins, quintais e terrenos baldios, além de manter a grama aparada.

Mantenha o  lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes bem fechados para evitar baratas, moscas ou outros insetos que sirvam de alimento para os escorpiões.

Compartilhar: